Deixe uma mensagem para nossa equipe, em breve retornaremos o contato.

2019-01-24

A importância da nutrição para as plantas

As variáveis do tempo e da qualidade do solo influenciam diretamente no crescimento da planta. Cada solo possui uma quantidade diferente de nutrientes e nem sempre essa quantidade é suficiente para que a planta fique bem nutrida. Cada tipo de planta necessita de um nutriente diferente.

Uma nutrição balanceada é essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo. O mesmo acontece com as plantas, que em muitos casos necessitam de um complemento para se desenvolver de forma saudável, mesmo que no solo alguns dos principais nutrientes estejam presentes.

Existem dois tipos de nutrientes, que são classificados de macronutriente primário e macronutriente secundário. Na primeira categoria são os nutrientes essenciais para a planta, além do potássio, fósforo e nitrogênio que também se encaixam nessa categoria. Já como macronutriente secundário, podemos citar o cálcio, o magnésio e o enxofre. O conjunto e balanceamento ideal destes macronutrientes são essenciais para garantir um melhor desenvolvimento tanto radicular quanto foliar da planta.

A nutrição balanceada da planta é a responsável pela produção de folhas, flores e frutos. Não se pode esquecer de que além de fertilizantes convencionais, também é possível nutrir a planta com adubos organominerais , melhorando a estrutura de solo e disponibilizando nutrientes retidos.

O profissional da área é extremamente importante no auxílio e solução dos problemas de sua lavoura, devendo sempre ser consultado.

Fonte: Portal Educação