
Cuidados com a lavoura para favorecer o sistema radicular
O sistema radicular é o órgão responsável pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e sais minerais. De maneira geral considera-se que o sistema radicular é o responsável por realizar a interface entre a planta e solo. Assim, toda prática de manejo que tem como alvo o solo, como a irrigação e a adubação, deve atingir o sistema radicular antes que faça efeito sobre o restante da planta.
As raízes também são responsáveis por contribuir com a síntese e reserva de substâncias do metabolismo vegetal. O manejo mais simples a favorecer as raízes diz respeito aos atributos físicos do solo. A densidade e a porosidade do solo influenciam a disponibilidade de água, nutrientes e a aeração, interferindo no crescimento e na funcionalidade das raízes.
A compactação, fenômeno comum nas áreas de cultivo, é responsável por aumentar a densidade e a resistência do solo à penetração, além de diminuir a macroporosidade, prejudicando o funcionamento normal das raízes. Durante a condução da lavoura o correto manejo da fertilidade do solo e da nutrição, contribui para assegurar o bom desenvolvimento radicular.
Dentre os nutrientes requeridos pelas plantas, Fósforo (P), Nitrogênio (N), Cálcio (Ca), Enxofre (S), e Boro (B) são aqueles de maior importância para o crescimento das raízes.
Conheça o Floema Raiz: clique aqui
Fonte: Laborsolo